quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Natação: cura de retenção de líquido e até depressão

A Natação, além de promover a melhora da circulação sanguínea e do sistema respiratório; De auxiliar no processo de emagrecimento e na construção da forma física, a modalidade também pode ser muito eficaz no combate a pequenos e grandes distúrbios que impactam diretamente na qualidade de vida. Vejamos.

Inchaço e retenção de líquido

Sentir-se pesado, ou observar imperfeições como coxas flácidas, são sintomas muitas vezes atribuíveis à retenção de água. Você pode culpar as causas de uma dieta insalubre, consumo excessivo de sódio e junk food (alimentos rico em açúcares e gorduras saturadas). Ou mesmo preguiça, que leva a preferir o sofá a uma atividade física saudável. Outras vezes, a causa da retenção pode ser roupas que são muito apertadas, como jeans e calças, que não permitem a circulação dos membros inferiores.

Existe uma solução, e podemos encontrá-la na piscina: a natação é realmente uma massagem de drenagem linfática, o que é ainda mais eficaz se utilizado implementos como pés de pato e flutuadores (pullbuoys), que aumentam a reatividade e o relaxamento muscular tanto dos membros inferiores como dos membros superiores.

Braçadas contra o estresse, ansiedade e depressão

O estresse e a ansiedade são um "efeito colateral" do tempo. A vida frenética que caracteriza nossa sociedade e os muitos deveres e compromissos que às vezes não realizamos potencializam estas reações. Às vezes, sentimos nosso coração em nossa garganta, palpitações, preocupações ampliadas que fazem parecer que não podemos lidar, e uma sensação de alerta constante. Não há necessidade de pânico, provavelmente é apenas uma ansiedade comum. Todavia, se não for tratada adequadamente, pode levar à depressão e ataques de pânico.

A Natação,  bem como os esportes em geral podem ser uma cura real para contrariar esse convidado indesejável, pois liberam o hormônio da Serotonina. A atividade física derrama os efeitos do estresse e reestrutura a forma como percebemos nossas preocupações. A Natação traz grandes benefícios físicos e mentais. Oferece um sentimento de relaxamento e massagem, levando você a entrar em contato com um elemento, a água, o que nos leva inconscientemente de volta ao estágio pré-natal quando fomos encubados pacificamente dentro do útero materno.

Despedida da celulite graças à drenagem linfática

Spinning, Aquabiking e Crossfit Water são algumas das disciplinas novas, completas e efetivas que levam a resultados visíveis. Se você está sofrendo com aquela celulite odiada, mantenha a calma. Atividades aquáticas são particularmente bem orientadas porque ajudam a aliviar os tecidos, eliminam o excesso de fluido e queimam muitas calorias (de 800 a 1000 em treinamento de uma hora).

A frequência ideal? Pelo menos de duas a três sessões por semana para, visivelmente, obter resultado em pouco tempo. Os exercícios são feitos ao ritmo da música, e os exercícios incluem flexões ao lado da piscina, ciclismo e agachamentos a serem realizados com o apoio de ferramentas específicas. A celulite, o treino após treino, vai "derreter" e sua pele vai recuperar compacidade e suavidade.

A água também neutraliza varizes

Bem, sim, a natação pode ajudar a combater as imperfeições e varizes irritantes. Como? Mais uma vez, graças à poderosa massagem linfática tornada possível pela ação natural da água. A causa das varizes é de fato atribuída à insuficiência venosa que leva a acumulações de sangue em certas áreas dos membros inferiores.

Fatores como obesidade, postura imprópria e uma vida sedentária, infelizmente, típicas das sociedades ocidentais, acentuam essa desordem que, em alguns casos, pode exigir tratamentos invasivos como cirurgia. Em outros casos, se você já possui varizes e elas incomodam, pode usar meias elásticas, obter tratamentos endovasculares usando tecnologia a laser ou radiofrequência ou recorrer a medicamentos específicos. Mas uma ação efetiva e preventiva não pode faltar a atividade física constante e direcionada, como nadar ou correr.

Então, vamos nadar!

Referência

COACHES, Arena et al. Swimming cures, from water retention to depression2017. Disponível em: https://www.arenawaterinstinct.com/en_uk/community/fitness-wellness/swimming-cures-water-retention-depression/

Nenhum comentário:

Postar um comentário