quarta-feira, 25 de abril de 2018

Os efeitos da falta de sono na performance

Thiago Fagundes/CB/D.A Press
É notório que, para se chegar ao ápice da performance esportiva, o atleta precisa treinar corretamente (e não apenas muito), se alimentar adequadamente e descansar. Sim, descansar. O sono faz parte da rotina de treinamento e é fator determinante para uma boa ou má performance. Dormir - leia-se: dormir bem - é importante pelos seguintes fatores:

Melhora os tempos de reação

Em um esporte como a natação, que exige a máxima reatividade; E em que um centésimo de segundo pode ser a diferença entre vitória e derrota, o descanso se torna vitalmente importante. Estudos recentes mostram que o indivíduo leva vários dias para se recuperar da falta de sono e isso pode reduzir os tempos de reação em mais de 200%.

Mais velocidade

Um estudo realizado na Universidade de Stanford mostrou que um padrão de sono regular, ao longo de um período de várias semanas, pode ajudá-lo a nadar mais rápido e, geralmente, melhorar seu desempenho. (MAH et al., 2011).

Prevenção de lesões

Um estudo realizado na Universidade da Califórnia mostrou como as lesões estão relacionadas ao tempo de sono, provando que há uma correlação direta entre elas e a qualidade do seu descanso. (LUKE et al., 2011). A equação é muito simples:

Falta de sono = - recuperação - reatividade + sistema imunológico estressado = lesão

Não seja muito duro consigo mesmo. Nós não somos todos iguais, cada um tem um limiar diferente para lidar com a fadiga. Ajuste e varie sua carga de treinamento para suas próprias necessidades. E, quando estiver cansado, descanse. Esta deve ser sua prioridade.

Escute o seu corpo. Pense em todos os compromissos com os quais lida diariamente: estudo, trabalho, família. Às vezes não há tempo para descansar. Contudo, pare e preste a atenção aos sinais que seu corpo está enviando. O trabalho duro sem descanso adequado tem um impacto negativo sobre a saúde, bem como implica diretamente na performance.

Quando sentir que seu corpo não está funcionando corretamente e está enviando sinais de alerta: estresse, desmaio, cansaço excessivo... Pare. Simplesmente pare. Talvez seja necessário reduzir a carga de trabalho e descansar mais - e melhor. (DEMARZO; STEIN, 2012).

O descanso é importante para todos, mas no caso de um atleta é vital. Se é atleta, você deve aprender que o sono tem um impacto real em suas performances.

Portanto, há um ditado: "Somos o que comemos". Entretanto, no caso dos atletas, poderia ser alterado para: "Produzimos (em termos de desempenho) de acordo com o quão bem descansamos".

Referências

COACHES, Arena. What effect does lack of sleep have on performance? 2018. https://www.arenawaterinstinct.com/en_uk/community/training-technique/effect-lack-sleep-performance/#_ftnref2

DEMARZO, Marcelo Marcos Piva; STEIN, Phyllis K.. Mental Stress and Exercise Training Response: Stress-sleep Connection may be Involved. Frontiers In Physiology, [s.l.], v. 3, p.178-179, 2012. Frontiers Media SA. http://dx.doi.org/10.3389/fphys.2012.00178.

LUKE, Anthony et al. Sports-Related Injuries in Youth Athletes: Is Overscheduling a Risk Factor?. Clinical Journal Of Sport Medicine, [s.l.], v. 21, n. 4, p.307-314, jul. 2011. Ovid Technologies (Wolters Kluwer Health). http://dx.doi.org/10.1097/jsm.0b013e3182218f71.

MAH, Cheri D. et al. The Effects of Sleep Extension on the Athletic Performance of Collegiate Basketball Players. Sleep, [s.l.], v. 34, n. 7, p.943-950, jul. 2011. Oxford University Press (OUP). http://dx.doi.org/10.5665/sleep.1132.

Nenhum comentário:

Postar um comentário