quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Uma boa saída

Executando uma saída correta implica diretamente na qualidade do nado durante toda a prova. Portanto, aperfeiçoar este fundamento é primordial e pode fazer a diferença quando a diferença entre o primeiro e o oitavo colocado - por exemplo, em uma prova de 50 metros livre - pode ser até menos de um segundo. Sim! Menos de um segundo!

Antes de subir ao bloco, você tem que ter ciência de qual é sua perna dominante - ou seja - aquela a qual você inicia os movimentos de membros inferiores e que consegue recrutar a maior quantidade de força. Esta será a perna de força motriz, que ficará a trás, sobre o calço; Evidentemente se o bloco oferecer. O ideal é que ofereça, justamente para uma saída semelhante a do atletismo. 

O espaço entre o pé que fica atrás, e o da frente - auxiliar - deverá ficar em torno de 30 a 40 centímetros, e esta diferença deverá permanecer perpendicular ao seu centro de gravidade (região abdominal). Por sua vez, o "core" deverá estar contraído, justamente para manter o equilíbrio e o controle do corpo na posição - e durante - a saída. Desta forma, permitirá uma máxima eficiência durante o lançamento, desde o salto até a entrada na água.

Ao lançar, as pernas deverão estar em uma posição de tesoura em relação ao plano transverso; Enquanto os membros superiores com as mãos sobrepostas, e a cabeça protegida, com o queixo colado ao peito, para "furar" a água no momento do contato. O vetor da direção do salto deve ser o mais a frente possível, com o mínimo de inclinação para cima. Nem muito íngreme, nem muito estreito. Ou seja, é preciso sessões e mais sessões de treinamento específicos para uma boa saída.

A imersão deve começar com a entrada das mãos em um ângulo de 45º em relação à superfície da água. O corpo deverá estar completamente contraído, com praticamente toda a musculatura existente recrutada. Ao entrar na água, você deve se esforçar para atingir uma área de contato mínima, em pouco tempo, com o maior volume profundo, evitando um maior fluxo de turbulência e trazendo o corpo para a linha da água. O ideal é aproximadamente 1,7 metros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário