terça-feira, 5 de setembro de 2017

Um pouco de Lombalgia

Recentemente participei de um processo seletivo o qual, o foco principal da empresa - além é claro, da saúde e qualidade de vida - é o combate (se é que podemos dizer assim) a dor lombar. Segundo Benites (2014), pode ter sua origem em qualquer estrutura que participa da formação ou do conteúdo da coluna vertebral, ou seja, discos intervertebrais, articulações zigo-apofisárias, raízes nervosas, corpo vertebral, ligamentos e musculatura paravertebral. Dessa forma, as causas de lombalgia são as mais diversas possíveis, sendo assim, pode ser consequente à doença degenerativa discal ou da coluna, hérnia de disco, fraturas vertebrais, doenças neoplásicas (tumores primários ou metástases), contraturas musculares entre outras.

A lombalgia afeta de 30 a 40% dos adultos (GUIMARÃES, 2002), e é relacionada apenas ao sintoma clínico e não especifica uma doença na coluna. Todavia, a lombociatalgia é o sintoma no qual o paciente refere dor em região lombar associado a irradiação para o(s) membro(s) inferior(es). (BENITES, 2014).

Uma das maiores causas de lombalgia é a má postura. Entende-se por boa postura, ou postura correta, como o arranjo harmônico das partes constituintes do corpo, tanto em posição estática (parado) como em diferentes situações dinâmicas (movimento e força); É o resultado da capacidade que ligamentos, cápsulas e tônus muscular têm de suportar o corpo ereto, permitindo sua permanência em uma mesma posição por períodos prolongados sem desconforto. Uma postura aceitável também deve ser esteticamente apreciável (KEISERMAN, 2017).

É possível preveni-la através de formas básicas como fazer alongamento frequentemente (pois mantém a integridade dos músculos que dividem a carga da coluna com as demais articulações e outros músculos), Realizar fortalecimento muscular, principalmente na área lombar e do core (abdominal); Ter boa postura e realizar exercícios físicos regularmente.

Quer saber mais ?! Confira a apresentação a seguir:



Referências

BENITES, Vinicius. Doenças da coluna: Dor Lombar ou Lombalgia e Lombociatalgia. 2014. Disponível em: http://www.drviniciusbenites.com.br/doenca-dor-lombar-ou-lombalgia-e-lombociatalgia.php

KEISERMAN, Mauro W.. Dor Lombar: lombalgia, doença postural da coluna vertebral. 2016. Disponível em: https://www.abcdasaude.com.br/reumatologia/dor-lombar

Nenhum comentário:

Postar um comentário