terça-feira, 16 de janeiro de 2018

A relação entre Martin Luther King Jr. e a Natação

Em tempos de segregação racial, intolerância e discriminação, nada mais justo do que relembrarmos de Martin Luther King Jr. Nascido em 1929, o pastor protestante e ativista político se tornou um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, e no mundo, com uma campanha de não violência e de amor ao próximo. Em 04 de abril de 1968, foi assassinado aos 39 anos, em Memphis (Tennessee). Mas o que MLK Jr. tem a ver com a natação? Muito!

Segunda-feira, 15 de janeiro de 2018, nos EUA, foi feriado. Esta data é lembrada como o Dia de Martin Luther King Jr. e, para quem não sabe, o líder negro tinha um enorme amor pela natação e, inclusive, lutou para tornar o acesso às piscinas comum a todos. No verão de 1964, enquanto o Congresso americano debatia a passagem da Lei de Direitos Civis, MLK Jr. enviou o também Andrew Young, então futuro prefeito de Atlanta e embaixador dos EUA na ONU (Organização das Nações Unidas), para St. Agustine, na Flórida, a fim de acalmar as tensões raciais que se arrastavam há anos.

Ao liderar uma marcha pacífica pela cidade, Andrew Young foi atacado e espancado por uma multidão de segregacionistas na noite de 9 de junho. Poucos dias depois, Martin Luther King Jr. chegou à St. Augustine e foi preso quando tentava entrar no restaurante do Monson Motel. Na semana seguinte, em protesto contra a prisão de MLK Jr. e a agressão à Young, um grupo de integracionistas organizou uma enorme "natação" na piscina do Monson Motel.

Nesse mesmo dia, o proprietário do Monson Motel, James Brock (branco) irritado com o protesto, derramou Ácido Clorídrico na piscina, em uma atitude criminosa. A nação americana ficou ainda mais chocada quando foram noticiados ataques a negros e afrodescendentes nas praias da St. Agustine (assista ao vídeo).

O direito de nadar era importante tanto para Martin Luther King Jr, quanto para Andrew Young. O primeiro gostava de nadar com a sua família no Butler St YMCA, em Atlanta. Enquanto o segundo levou a modalidade ao nível competitivo. Foi atleta da Universidade Howard. Em 1992, Young recebeu o Medalhão de Ouro do Hall da Fama da Natação por sua performance nas piscinas e fora delas, as quais servem até hoje como fonte de inspiração para a juventude.

Aproveitando, quem ainda não assistiu ao filme "PRIDE - Orgulho de uma Nação", assista, principalmente aos entusiastas e amantes da modalidade.


Referência

WORLD, Swimming. Remembering Dr. Martin Luther King, Jr. And The Right To Swim. 2018. Disponível em: http://www.swimmingworldmagazine.com/news/remembering-dr-martin-luther-king-jr-and-the-right-to-swim/

Nenhum comentário:

Postar um comentário