sábado, 24 de fevereiro de 2018

Influência da música no desempenho esportivo

A música é dotada de diversos estilos, e funciona de diversas formas para as pessoas: desde para um simples ato de movimentar o corpo; Dançar; Se divertir ao completo relaxamento. Para os atletas, de uma forma geral, ela (a música) tem uma contribuição positiva em seus respectivos desempenhos. Vamos nos ater aos nadadores e como a música age sobre eles.

É muito comum, em eventos de natação, observarmos atletas com fones cada vez mais coloridos - e potentes - em seus ouvidos e cada um com uma expressão corporal distinta: enquanto uns permanecem mais comedidos, de olhos fechados (talvez mentalizando seu iminente desempenho), outros estão se mexendo constantemente (quem sabe no compasso da canção). Mas então, como a música pode ajudar no desempenho?

Em primeiro lugar, pensemos em como nos sentimos quando escutamos música: os sons e as palavras evocam memórias e sentimentos agradáveis, mas também nos ajudam a relaxar ou a nos energizar. Tudo isso pode ser extremamente útil quando se trata de desempenho esportivo. Inclusive, pesquisas direcionadas deram luz sobre as habilidades mentais e as construções psicológicas que a música melhora.

1. A capacidade de se concentrar: A música, realmente, pode nos ajudar a se concentrar para que possamos direcionar nosso foco em pensamentos positivos - e ou estímulos importantes - relacionados ao que estamos prestes a assumir. Mas isso não é tudo. A música também pode ser revigorante e nos fazer sentir eufóricos, o que, até certo ponto, pode ter um impacto positivo no desempenho.

2. Controlar nosso nível de estimulação: Seguir o ritmo da música que estamos ouvindo, nos ajuda a regular nosso nível de estimulação conforme necessário. Tome, por exemplo, um atleta e a noite que antecede uma importante competição. Do ponto de vista fisiológico, ouvir música relaxante irá ajudá-lo a relaxar e acalmá-lo para que possa descansar adequadamente. Em contraste, no dia seguinte, se este mesmo atleta não se sente particularmente energizados, uma música com uma batida rápida irá ajudá-lo a se sentir mais bombeado e pronto para competir. Vale lembrar que, quando usamos a expressão "ajuda", estamos nos referindo ao fato de que não existe uma relação causal direta entre ouvir música e obter os resultados que se espera; No entanto, pode facilitar estas questões. Ser estimulado é um fenômeno muito complexo para ser controlado por apenas um único fator.

3. Sincronização: você certamente nota que o exercício ao ritmo da música ajuda os movimentos do braço e faz sentir menos cansado. Claro, isso se aplica a todas as habilidades motoras que exigem esforço constante e repetitivo.

4. Aprender habilidades motoras: a música oferece a oportunidade de explorar diferentes movimentos em vários planos e a melhorar a coordenação. Também faz do esporte uma modalidade mais agradável e, portanto, encoraja os nadadores e atletas em geral a treinar mais.

5. A música pode ajudar a entrar em um "estado de agitação": Então, criar a lista de reprodução certa, para várias situações diferentes, pode ser uma das muitas estratégias para ajudar a melhorar a preparação mental para eventos esportivos, ou aquela árdua sessão de treinamento.

Referência

Karageorghis, C. I., Jones, L., & Stuart, D. P. (2008). Psychological effects of music tempi. International Journal of Sports Medicine, 29, 613-619.

Karageorghis, C. I., & Terry, P. C. (1997). The psychophysical effects of music in sport and exercise: A review. Journal of Sport Behavior, 20, 54–68.

MUGNAI, Arturo. Is there any point in listening to music before you dive into the pool? 2018. Disponível em: https://www.arenawaterinstinct.com/en_uk/community/training-technique/point-listening-music-dive-pool/

Nenhum comentário:

Postar um comentário