É muito comum, nas escolas de
natação, e até mesmo em piscinas destas da vida - com olhar clínico, claro -
observarmos as crianças mergulharem posicionando a palma de uma mão sobre o dorso
da outra; com os braços esticados. Sem levarmos em consideração a técnica
correta - e apurada -, a posição primária, descrita é o que, em inglês, se
chama "Streamline".
Não existe uma tradução em
português para esta palavra cujo tenha relação com a natação propriamente dita.
Uma tradução breve, "streamline" significa "agilizar";
"simplificar". No jargão da natação, "streamline" é a
famosa posição dos braços e mãos formando "uma espécie de
"foguete", justamente para, ao mergulhar, poder "furar" a
água e ser mais eficiente. O mesmo vale para os impulsos na borda e continuidade
das viradas olímpicas.
A posição ideal do corpo na água, para que o deslize seja mais fluente, é semelhante ao de uma lancha em movimento, com o bico da proa mais elevado que o da popa. O corpo do nadador deve ser mantido bem estendido, com a cabeça ligeiramente elevada em relação aos quadris - porém, encaixada entre os braços (estendidos). Esta posição, lembrando o deslocamento de uma lancha, permite ao nadador um deslize mais eficiente, aproveitando melhor a força empregada pela ação de seus braços e pernas na sequência, iniciando o nado. (CAMARGO; NORONHA, 2016).
Não entendeu?! Fui técnico demais na explicação?! Ou, pelo contrário, fui péssimo ao tentar explicar?! Não tem problema. Clique aqui, assista aos vídeos e você - provavelmente - entenderá melhor o que exatamente é "Streamline".
ReferênciasA posição ideal do corpo na água, para que o deslize seja mais fluente, é semelhante ao de uma lancha em movimento, com o bico da proa mais elevado que o da popa. O corpo do nadador deve ser mantido bem estendido, com a cabeça ligeiramente elevada em relação aos quadris - porém, encaixada entre os braços (estendidos). Esta posição, lembrando o deslocamento de uma lancha, permite ao nadador um deslize mais eficiente, aproveitando melhor a força empregada pela ação de seus braços e pernas na sequência, iniciando o nado. (CAMARGO; NORONHA, 2016).
Não entendeu?! Fui técnico demais na explicação?! Ou, pelo contrário, fui péssimo ao tentar explicar?! Não tem problema. Clique aqui, assista aos vídeos e você - provavelmente - entenderá melhor o que exatamente é "Streamline".
CAMARGO, Carlos; NORONHA, Rômulo. Nadar é fácil. Palhoça, Sc: Unisul, 2016. 113 p.
Nenhum comentário:
Postar um comentário