sexta-feira, 25 de maio de 2018

A importância do ensino da natação em sala de aula

Entende-se que a natação existe desde a pré-história, quando o homem de Neandertal precisava caçar e até mesmo lutar pela sobrevivência. Como fruto desta concepção, surgem, em 1538, os primeiros escritos referentes à modalidade, quando Nikolaus Wynmann, um professor alemão de linguística, escreveu “O Nadador ou o diálogo sobre a arte de Nadar” (Der Schwimmer oder ein Zwiegespräch über die Schwimmkunst). Desde então, o desporto passou a se tornar objeto de inúmeros estudos, publicações e segue em constante evolução.

Qualificada como atividade lúdica, a natação revela-se uma importante ferramenta para a motivação do aprendizado. Afinal, propicia as crianças à explorarem um meio distinto do qual estão acostumadas através do desenvolvimento motor que, por consequência, contribuirá para a estruturação do corpo, construção da personalidade e do seu crescimento como um todo (GALLAHUE e OZMUN, 2001).

O desenvolvimento motor é o processo pelo qual uma criança adquire padrões de movimento e habilidades. É caracterizado pela modificação contínua baseada na interação entre o processo de maturação neuromuscular, que é provavelmente regulado geneticamente, as características de crescimento e a maturação da criança (por exemplo, tamanho e composição corporal). (ROBERT, BOUCHARD, 2002 apud SILVA, 2005).

No entanto, através das imagens, também podemos acelerar este processo. Afinal, via percepção visual, as crianças podem criar mentalmente a concepção dos movimentos e, na prática, demonstrarem o que observaram. Pensar neste aspecto é de suma importância. Portanto, reservar algumas horas para a sala de aula, com exibição de vídeos e explicações teóricas tem um valor inestimável.


Referências

GALLAHUE, D. L; OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 1. ed. São Paulo: Phorte, 2001.

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