Entende-se
que a natação existe desde a pré-história, quando o homem de Neandertal
precisava caçar e até mesmo lutar pela sobrevivência. Como fruto desta
concepção, surgem, em 1538, os primeiros escritos referentes à modalidade,
quando Nikolaus Wynmann, um professor alemão de linguística, escreveu “O
Nadador ou o diálogo sobre a arte de Nadar” (Der Schwimmer oder ein
Zwiegespräch über die Schwimmkunst). Desde então, o desporto passou a se tornar
objeto de inúmeros estudos, publicações e segue em constante evolução.
Qualificada
como atividade lúdica, a natação revela-se uma importante ferramenta para a
motivação do aprendizado. Afinal, propicia as crianças à explorarem um meio
distinto do qual estão acostumadas através do desenvolvimento motor que, por
consequência, contribuirá para a estruturação do corpo, construção da
personalidade e do seu crescimento como um todo (GALLAHUE e OZMUN, 2001).
O
desenvolvimento motor é o processo pelo qual uma criança adquire padrões de
movimento e habilidades. É caracterizado pela modificação contínua baseada na
interação entre o processo de maturação neuromuscular, que é provavelmente
regulado geneticamente, as características de crescimento e a maturação da
criança (por exemplo, tamanho e composição corporal). (ROBERT, BOUCHARD, 2002
apud SILVA, 2005).
No
entanto, através das imagens, também podemos acelerar este processo. Afinal, via percepção visual, as crianças podem criar mentalmente a concepção
dos movimentos e, na prática, demonstrarem o que observaram. Pensar neste aspecto
é de suma importância. Portanto, reservar algumas horas para a sala de aula,
com exibição de vídeos e explicações teóricas tem um valor inestimável.
Referências
GALLAHUE, D. L; OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 1. ed. São Paulo: Phorte, 2001.
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